quarta-feira, 29 de abril de 2009

Dia do Trabalho!!! 1º DE MAIO

TEXTO APLICADO AO 2º ANO

TEXTO I
Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago. Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket. Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional. Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1925 no governo de Rodrigues Alves. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.
Por Tiago Dantas
www.brasilescola.com

TEXTO II
CUT-SÃO PAULO Neste ano a comemoração será no autódromo de Interlagos – Zona Sul da capital, das 12h às 18h. O ato político está previsto para as 16h30. Simultaneamente, acontecerão grandes atos com shows populares em São Bernardo do Campo, Guarulhos e no Centro de Tradições Nordestinas – localizado na Zona Norte.
Programação:Interlagos: início às 12h00DanielPedro & ThiagoLeonardoGuilherme & SantiagoCésar Menotti Hino Nacional com João Carlos Martins e Orquestra Bachiana JovemCésar Menotti & FabianoBanda DomínioBeto & MárcioSó ModãoCia. Do CalypsoSaia RodadaMeninos de GoiásAndré & RenatoTradiçãoCésar & PaulinhoMate QuenteLeci Brandão
http://www.contee.org.br/

TEXTO III
Festas e protestos no Dia do Trabalho em Fortaleza
"Um dia para refletir sobre as conquistas e perdas do trabalhador. Conquistas como o direito a férias, 13° salário, e perdas como a redução de benefícios, baixas remunerações". A observação sobre o feriado de 1º de maio é do estudante Sidnei Custódio, 24, que atualmente está à procura de emprego. É nesse intuito, de celebrar e estimular a reflexão sobre a atual condição do trabalhador, que a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) promoverá, em parceria com outros órgãos públicos e privados, uma série de ações, no evento "1° de maio, trabalho, ecologia e paz". As comemorações iniciaram-se ontem, com um torneio de xadrez na Praça do Ferreira, e prossegue hoje, tendo início às 8 horas com um passeio ciclístico saindo do Sesc, no Centro. A partir do meio-dia, começará a prestação de serviços na Praça do Ferreira, com aferição de pressão arterial, avaliação física, corte de cabelo, maquiagem, emissão de carteira de trabalho. No Sesc São Luiz, haverá, a partir das 14 horas, um ato solene, com homenagem ao jornalista Blanchard Girão, exibição do documentário Uma Verdade Inconveniente, além de sorteio de brindes. "Nosso objetivo é fazer uma festa diferente para o trabalhador, abordando temas como ecologia, paz. Queremos também lembrar o caráter histórico desta data, um dia de luta, de conquista dos trabalhadores que devem sempre lutar para melhorar as condições de trabalho", afirmou o delegado Regional do Trabalho, José Nunes Passos. Às 16 horas, a CUT promoverá um ato público na Praça do Ferreira, com a abordagem de duas temáticas centrais: Desenvolvimento com Distribuição de Renda e Valorização do Trabalhador e Contra a Emenda 3 (projeto no Congresso que prevê a transformação dos empregados em pessoas jurídicas nas relações de trabalho). No Instituto de Filosofia de Praxis (rua Padre Mororó, 952), a partir das 9 horas, o grupo Crítica Radical irá promover um debate e apresentará um vídeo abordado o tema "Libertar-se no Trabalho?. Do outro lado da cidade, no Conjunto Palmeiras, a Pastoral Operária da Igreja Católica, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e demais movimentos sociais e populares realizarão um ato de protesto e reivindicações no Conjunto Palmeiras, a partir das 8 horas. A concentração será em frente à Escola Martha dos Martins, na Praça da Igreja do Conjunto Palmeiras, de onde os participantes sairão em caminhada pela avenida Castelo de Castro até a avenida Perimetral. O encerramento da manifestação será na feira do Conjunto São Cristóvão, com o testemunho de trabalhadores desempregados e apresentações artísticas.
O POVO - on-line

ATIVIDADE

APÓS A LEITURA DOS TEXTOS, FAÇA UM COMPARAÇÃO ENTRE ELES, PRODUZINDO UM COMENTÁRIO DE 10 LINHAS.

BOA LEITURA E BOM FERIADO!